O Que é Mediação

A Mediação é um método de solução consensual de conflitos que propõe uma abordagem amigável e soluções construídas entre as partes, apresentando-se como uma opção célere, confidencial e de menor desgaste (financeiro/emocional) em relação às tradicionais abordagens judiciais.

Trata-se de um procedimento assistido por um terceiro neutro, imparcial e sem poder decisório (Mediador), que, com a devida capacitação e com o emprego de técnicas de mediação, auxilia as partes a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que elas possam, mediante a facilitação da comunicação, identificar ou desenvolver, por si próprias, soluções consensuais para diminuir ou extinguir controvérsias e gerar benefícios mútuos.

Em 26 de junho de 2015, foi sancionada no Brasil a Lei nº 13.140, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos na esfera da administração pública, permitindo real mudança de paradigma no entendimento de conflitos e nas suas formas de resolução. Desse modo, é cada vez maior a busca pela autocomposição de controvérsias, tanto no plano de pessoas físicas quanto jurídicas. Empresas têm recorrido à mediação visando um meio confidencial e célere para solucionar conflitos de forma a preservar suas relações comerciais.

 


Pacto de Mediação

seo-social-web-network-internet_12_icon-icons-blue Acesse o modelo do Pacto de Mediação do CM-CCFB

O “Pacto de Mediação” reflete o compromisso de seus signatários em priorizar mecanismos consensuais na abordagem de conflitos, notadamente a mediação, de modo a evitar a prática contenciosa de resolução de litígios mediante processos judiciais ou de arbitragem.

Para aderir ao Pacto de Mediação do Centro de Mediação da CCFB, entre em contato conosco.