Notícias

Formações complementares focam em qualificação para o exercício da Mediação

csm_dsc04490_5f531473c3

O Centro de Mediação da Câmara de Comércio França-Brasil (CM-CCFB) encerrou o mês de novembro com a oferta de duas formações complementares. O workshop Mediação para empresas e o treinamento Metodologias avançadas de Mediação Comercial foram realizados com o objetivo de atender públicos diferenciados interessados na formação de Mediador e nos procedimentos de Mediação.

No momento em que muitos recursos de empresas são direcionados para solução de conflitos, gerando longos processos judiciais e altos custos advocatícios, a Mediação surge como uma alternativa reconhecida pela legislação brasileira para resolução de controvérsias, de forma rápida e econômica. Diante desse cenário, o workshop promovido pelo CM-CCFB apresentou os benefícios dessa modalidade no ambiente empresarial, sendo um passo introdutório aos interessados em aprofundar conhecimentos nos procedimentos de Mediação.

Já o treinamento Metodologias avançadas de Mediação Comercial, teve como foco analisar as diferentes escolas da Mediação – facilitativa, avaliativa e transformativa. A formação atendeu um público já imerso no tema. O objetivo foi aperfeiçoar a capacitação do Mediador, apresentando os métodos adequados de acordo com as necessidades específicas de cada disputa e, eventualmente, abordar soluções em casos de impasse para, assim, chegar a resultados mais eficientes na condução do processo de Mediação. O treinamento ainda envolveu exercícios práticos e simulações.

Ambas as formações complementares foram lideradas por formadores com experiência internacional, indicados pelo Centre de Médiation et d’Arbitrage de Paris – CMAP, instituição francesa e líder europeia na formação de Mediadores e em serviços de Arbitragem e Mediação, parceira do CM-CCFB.

SOBRE O CENTRO DE MEDIAÇÃO DA CCFB
O Centro de Mediação da Câmara de Comércio França-Brasil (CM-CCFB) foi criado com o objetivo de estimular a adoção da Mediação como uma forma alternativa de solução de conflitos diante do crescente desenvolvimento das relações comerciais entre o Brasil, a França e outros países, atendendo a demanda por trocas consensuais, céleres e menos onerosas para resolução de controvérsias no âmbito empresarial. O novo serviço da CCFB é voltado para associados, comunidade empresarial e profissionais interessados na formação de Mediador e em procedimentos de Mediação.